Skip to content

Piadina – O Pão mais famoso que você não conhece!





A Piadina é um pão, que se tornou uma das comidas típicas, mais conhecida da gastronomia italiana, teve sua origem no longínquo Império Romano, durante as guerras, pela facilidade de obter a matéria prima e de fazê-lo, já que a receita tem poucos ingredientes. Naquela época, esta massa tão peculiar e tão italiana, feita de grão de trigo ou de cevada, substituía o pão, como acompanhamento para as carnes e verduras.

A Piadina foi popularizando-se ao longo dos séculos e dos anos e foi na década de 40 em diante, que ela ganhou um ar de sofisticação, com a utilização de ingredientes mais elaborados e passou então a ser comercializada no mundo inteiro, desejada e amada por milhões de consumidores.

Você pode comê-las puras, com manteiga, recheada com vários tipos de queijos e presuntos italianos, pastas ou ser um acompanhamento para carnes e verduras. Por isso, continue conosco nessa leitura, através dos tópicos abaixo, e você irá aprender a fazer essa maravilha gastronômica, que vem da era romana:

Como fazer Piadina?

Piadina
Piadina – O Pão mais famoso que você não conhece!

A Piadina italiana é considera uma refeição leve e rápida, muito em moda, principalmente nos dias de hoje, onde as pessoas vivem com muita pressa e trabalham fora de casa. Com esse corre e corre, querem comer algo diferente do tradicional do dia a dia, pois a Piadina vai bem como refeição principal, merenda, lanche, a qualquer momento do dia ou da noite.




A receita básica dessa iguaria, leva basicamente farinha de trigo ou outra farinha de sua preferência, água natural, sal e óleo. Você pesa os ingredientes conforme a quantidade da massa que você quer preparar, mistura tudo numa vasilha, sova a massa por uns 10 minutos e depois assa em frigideira antiaderente, no forno ou no microondas.

Normalmente o formato da modelagem da massa, é em formato de pizza! Ao longo deste artigo, vamos lhe ensinar uma receita super fácil de fazer!

Piadina é saudável?

Quem já comeu um crepe, um wrap ou um sanduiche de nome beirute, usando uma Piadina, aquele pão italiano? Acho que todo mundo, pois a Piadina comida italiana, é a base de todos esses pães, que falamos acima, uma massa leve e que você pode rechear com o que a sua imaginação permitir, desde queijos, embutidos, saladas, frios, ricota, rúcula, alfaces, frutas, carne, pastas e cremes.

Portanto, ela é sim uma refeição saudável, leve e saborosa, que permite a combinação do pão com os mais variados recheios.



Como rechear pão Piadina?

Conforme já comentamos nos parágrafos acima, a Piadina é um pão de origem italiana, que cai muito bem para refeições leves e rápidas, já que o seu preparo, é muito simples. Assim como é fácil de fazer e preparar este pão, os recheios que você for fazer, não tem limites. O limite é a sua criatividade e gosto pela gastronomia.

Na versão original, lá na Itália, ela é recheada com presunto parma, creme de ricota e rúcula. Porém, conforme já falamos, podemos fazer Piadina doce, Piadina de frango, com os mais variados tipos de queijos, embutidos como presunto e salames, carnes aceboladas, folhas, especiarias, enfim, use a sua criatividade!

E colocar o recheio é mais simples ainda, pois a Piadina é feita em formato de pizza, o que facilita a montagem como sanduiches. Você pode fazer camadas, cortar ao meio ou fazer formato de sanduiches.



Piadina italiana

Receita tradicional da Piadina, como fazer?




A Piadina é saudável, fácil de fazer e usa poucos ingredientes. Você pode fazê-la com farinha de trigo tradicional, integral ou com farinhas low carb. Você pode assar no forno ou na frigideira. A seguir vamos lhe passar uma receita de frigideira:

Ingredientes: 500 gramas de farinha de trigo, 180 ml de água natural, 110 ml de óleo e 7 gramas de sal.

Modo de Fazer: coloque a farinha de trigo sob a mesa, faça um buraco no meio e adicione o óleo, o sal e a água. Sendo que essa, deve ser adicionada aos poucos. Vá misturando os ingredientes com a mão até o ponto de formar uma massa consistente. Depois você faz uma sova por uns 10 minutos.

Divide a massa em 4 partes e começa a modelar essas partes, como se fosse fazer uma pizza. Ao terminar de modelar a massa, faça vários furos com a ponta de um garfo, para que ela asse uniformemente.

Coloque a sua massa da Piadina numa frigideira e vá assando, virando de um lado para outro, por uns 3 minutos. Depois é só fazer o recheio do seu agrado e saborear esta delícia!

Como usar levain neste pão?

Piadina com levain, já é uma inovação no jeito de fazer este pão. O pão original, não leva fermento. E o levain é um fermento de fermentação natural, através de lactobacilos e leveduras, que estão presentes, através da natureza, nos grãos dos cereais, da farinha que se faz o levain.  A fermentação de qualquer massa com este fermento, caracteriza-se por um azedume bem suave, com um cheiro que não é comum, na maioria dos pães feitos com fermento biológico.

Portanto, o uso de qualquer fermento no pão Piadina já é uma mudança gastronômica na receita tradicional, como usar o leite e o ovo, como ingredientes.

É possível sim fazer o tradicional pão italiano, com fermento levain, ou outras mudanças na receita, não descaracterizando essa iguaria, amada no mundo todo.

Espero que este artigo o tenha ajudado a fazer o pão tradicional italiano, a Piadina, para incrementar suas refeições de forma alegre e saborosa. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog:    http://paocaseiro.info/ e veja outros artigos.