Skip to content

Pão de Ló – Fofinho e preparado para seu bolo!





Uma das teorias sobre como surgiu o bolo pão de ló, conta que esta é uma receita surgida nos conventos portugueses, no ano de 1700 e que foi passada para as famílias importantes da época, e que com o passar dos anos, disseminou a preparação da massa para toda Europa. Segundo uma outra teoria, ele surgiu no século 16 e o nome LÓ, teve a sua origem por conta de um confeiteiro alemão, chamado Lot, que inventou esse pão.

Portanto, seja quem tenha criado essa delícia gastronômica, acertou precisamente, pois a sua base é usada atualmente como estepe para bolos confeitados de todos os sabores e tamanhos, além é claro, para aquele cafezinho ou chá da tarde.

Por isso, venha conosco nessa aventura, que você vai aprender a fazer o melhor pão de ló de todos os tempos, de uma maneira prática e descomplicada, através dos tópicos a seguir:

Ingredientes para um pão de ló

Pão de Ló
Pão de Ló – Fofinho e preparado para seu bolo!

Tanto faz ser um pão de ló tradicional ou um pão de ló criado por algum chefe de cozinha francês, a base de ingredientes é a mesma: Ovos frescos, leite, açúcar, farinha de trigo, manteiga e fermento.




O segredo da receita é fazer esse bolo de uma maneira calma e sem pressa. Os ingredientes devem ser misturados aos poucos e todo o processo da receita deve ser respeitado e cumprido como se fosse um ritual.

Como fazer pão de ló fofinho passo a passo

Você pode fazer pão de ló para rechear bolos para as mais variadas festas, como aniversário, casamento e batizado ou fazer um bolo pão de ló para tomar aquele cafezinho no final da tarde, acompanhando de amigos ou da família. A seguir listaremos uma receita, muito fácil de fazer e quais ingredientes você vai usar:

  1. Pegue 6 ovos e separe as claras da gema. Bata essas claras numa batedeira. Quando começar a bater, vá colocando aos poucos 1 xicara de açúcar até as claras ficar em neve.
  2. Acrescente a essa mistura, uma a uma, as 6 gemas separadas anteriormente e continue batendo.
  3. Acrescente a essa mistura, aos poucos, 1 xicara e meia de farinha de trigo e mexendo, agora com uma espátula.
  4. Acrescente agora 250 ml de leite morno, com meia colher de sopa de manteiga e continue mexendo.
  5. Coloque uma colher de sopa de fermento em pó e uma colher de amido de milho. Continue misturando com a espátula.
  6. Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo. Despeje toda a massa e coloque o pão de ló para assar, por uns 35 minutos, numa temperatura a 180 graus. Não esqueça de pré aquecer seu forno anates de colocar o bolo para assar, por uns 10 minutos.
  7. Deixe para desinformar quando ele estiver frio, pois se fizer isso com ele quente, ele tende a murchar.




Como molhar um pão de ló?

Comer um bolo molhadinho e suculento é um dos grandes prazeres da gastronomia. Comemos com um gosto, como se ele fosse o último biscoito do pacote, pois tem coisa pior que um pedaço de bolo seco e esfarelado? Então, é por isso, que é muito importante fazer uma calda para molhar qualquer bolo. Pode ser um pão de ló amanteigado ou um pão de ló tradicional.

É essa calda, que ao molhar o bolo, irá dar a umidade necessária para, quando você der uma mordida na sua fatia de bolo, você se sinta como se estivesse nas nuvens, numa onda muito agradável de sabor, prazer e deleite.

Portanto, você pode fazer caldas de frutas como laranja, tangerina, guaraná, ameixa, calda de essência de baunilha ou uma calda básica de açúcar e água, que é composta de 1 xicara de açúcar e xicara de água, cozidas em fogo brando. Quando levantar fervura, espere esfriar e jogue sob o bolo pão de ló.



Pão de ló amanteigado

Como rechear este pão?




Rechear um pão de ló tradicional ou rechear um pão de ló amanteigado de chocolate, é uma tarefa bem simples e fácil de fazer. Depois que você se definir por qual recheio irá incrementar seu bolo, você deve pensar na estrutura física dele, como a altura e se ele será redondo, retangular ou quadrado.

Após essas definições, é colocar a mão na massa, fazer o bolo e escolher um dos 3 recheios que listaremos no tópico logo abaixo. Pelo fato deste bolo não ter nenhum sabor marcante, qualquer recheio lhe cai bem.

3 Opções de cremes para rechear seu pão de ló!

A receita do bolo pão de ló, deve sempre vim acompanhada de um recheio gostoso e fácil de fazer. Para lhe ajudar com estes recheios, vamos listar 3 cremes fáceis e práticos de fazer:

  1. Creme de doce de leite com coco: Leve ao fogo uma lata de doce de leite cremoso de 800 gramas, meia lata de creme de leite, duas colheres de leite. Depois de cozido, adicione 200 gramas de coco ralado.
  2. Creme de leite com abacaxi e leite condensado: Leve ao fogo um abacaxi maduro, cortado em cubos pequenos, com meia xicara de açúcar, cravo e canela. Depois de cozido, adicione 1 lata de leite condensado e deixe cozinhar um pouco mais. Tire do fogo e acrescente o creme de leite. Misture tudo e deixe esfriar e depois cubra o bolo pão de ló.
  3. Ganache: Leve ao fogo em banho maria, 500 gramas de chocolate meio amargo para derreter ou num microondas, se preferir. Depois do chocolate derretido, acrescente 200 gramas de creme de leite e misture bastante. Cubra a mistura e deixe na geladeira descansando por 5 horas.

Espero que este artigo o tenha ajudado a fazer um bolo pão de ló, fofinho e saboroso. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: http://paocaseiro.info/ e veja outros artigos.