Skip to content

Pão de Batata – Combinações, sabores e mais!





Tomar café da manhã com um pão fofinho, fresco, quente e além disso, ainda ser saudável, como um pão de batata, é o desejo de muita gente, pois além de gostoso, ainda tem poucas calorias. Pois você pode fazer usando como ingrediente principal a batata inglesa, batata doce branca, batata baroa ou batata doce roxa.

A sua criatividade e imaginação é quem vai decidir os sabores e ingredientes para o seu pão de batata. Você pode aproveitar as melhores sensações gastronômicas, comendo-o de forma simples ou com recheios maravilhosos, como vários tipos de queijo, frangos ou recheios doces, como goiabada e doce de leite, ou combinar com recheios feito de ingredientes, que você tem na sua geladeira.

Essa iguaria é muito comum em vários países, além do Brasil. Você pode comê-lo no Chile, na Hungria, na Alemanha e até na Irlanda. Por isso, venha conosco na leitura deste artigo, conforme os tópicos abaixo, aprender como se fazer um bom pão a base de batata, para comê-lo no café da tarde ou no café da manhã:

Ingredientes para um pão de batata

Pão de Batata
Pão de Batata – Combinações, sabores e mais!

Basicamente todas as receitas de pão de batata inglesa, pão de batata doce ou de outro tubérculo que é conhecido na região como batata, levam os seguintes ingredientes: Batata, fermento biológico, leite, sal, óleo, ovos, farinha de aveia, farinha de trigo e água.




A utilização desses ingredientes será de acordo com a receita que você irá seguir. Por exemplo, se deseja fazer um pão completamente saudável e integral, você deve usar farinhas integrais ou farinhas que não contenham glúten, usar óleo de coco ao invés de óleo convencional e assim por diante.

Como fazer pão de batata passo a passo?

A seguir, iremos lhe ensinar uma receita de pão de batata doce com polvilho, que também pode ser substituída pela batata inglesa. Você pode fazer nas duas opções. Veja como é fácil e gostosa:

  1. Cozinhe 200 gramas de batata com água e sal. Machuque em um recipiente com um garfo.
  2. Adicione a batata, 200 gramas de queijo ralado, da sua preferência. Nesta receita, eu sugiro 150g de queijo mussarela e 50g de parmesão. Misture bem e reserve.
  3. Em outra vasilha, coloque 500 gramas de polvilho e adicione 250 ml de leite e três colheres de manteiga ou margarina bem quente, para escaldar o polvilho. Misture bem a massa que será a base do pão de batata.
  4. Aguarde esfriar um pouco e misture o polvilho escaldado com a massa da batata, juntando 2 ovos inteiros. Nesse momento você deve começar a misturar a massa, usando as mãos. Amasse bem e dê uma sovada de leve. Após essa sovada, comece a modelar os pães, conforme o tamanho e o formato desejado. Para que a massa não grude em suas mãos, unte-as com óleo ou manteiga.
  5. Quando terminar de modelar seu pão de batata, asse em forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos, numa temperatura de 200 graus, por 40 minutos.




Como fazer pão de batata recheado?

A receita para um pão de batata fit ou um pão de batata doce, segue os passos da receita do parágrafo anterior, que consiste basicamente em misturar os ingredientes, modelar e assar. O que muda de uma receita para outra, é a quantidade, o tipo e a qualidade dos insumos. Usar manteiga ao invés de margarina, trocar o leite de vaca integral pelo leite desnatado e por aí vai.

Portanto, com relação ao recheio, também é assim. Depois que você finaliza a massa e vai modelar, chegou a hora de colocar o recheio, que pode ser requeijão cremoso ou catupiry, frango desfiado, linguiça moída, doce de leite ou goiabada e tantos outros a sua escolha.

No momento da modelagem, você pode colocar o recheio fazendo um buraco na massa e depois levar para assar.



A receita do pão de batata

Quanto tempo para descansar e assar?




Tem receitas de pão de batata doce integral ou de qualquer tipo de batata, que não precisa que a massa descanse. Quando você termina de amassar e sovar, você pode modelar e levar diretamente ao forno.

Porém, temos várias receitas, onde a massa é bem sovada e deve ficar um tempo descansando. Sendo que esse tempo médio de descanso gira em torno de uma hora ou quando a massa dobrar de tamanho. Com relação ao tempo de assar, também gira em torno de 35 a 45 minutos. Você deve considerar a performance do seu forno.

O pão de batata é pesado? Calorias e mais!

A receita do pão de batata por si só, não é um alimento calórico e nem pesado, pois os tubérculos como as batatas, contém carboidratos, que é uma das principais fontes de energia para o nosso organismo. O pão de batata ficará calórico ou muito calórico, dependendo dos ingredientes a serem colocados na receita.

Por exemplo, numa receita que leva manteiga, queijos e recheios a base de linguiça ou de doce de leite, será muito mais calórico, que uma receita que leve somente a batata, o fermento, o ovo, leite e sal. E você ainda tem a opção de usar ingredientes diet na sua receita.

Portanto, o pão de batata será calórico e pesado, de acordo com os ingredientes usados na receita a ser feita. Uma fatia de pão de batata doce de 100 gramas, tem em média 78 calorias.

Espero que este artigo o tenha ajudado a fazer uma deliciosa receita de pão de batata, para tomar café com toda a sua família. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog:   http://paocaseiro.info/ e veja outros artigos.