Skip to content

Pão Australiano – Benefícios, receitas e mais!





O pão australiano, na versão que conhecemos, não é originado da Austrália, assim como o nosso pão de sal francês, também não originário da França. Chamamos de pão australiano, porque ele é servido numa rede de restaurantes chamada Outback, que pensamos que é australiana, porém também não é, ela é americana.

Mesmo com todos esses equívocos, o pão australiano é uma iguaria muito gostosa, de cor escura, sabor marcante, levemente adocicado, muito rico em vitaminas e fibras, o que faz dele um alimento de fácil absorção.

Portanto, venha conosco nessa aventura deliciosa e aprenda com a gente como fazer esta delícia, através do nosso artigo, conforme os tópicos abaixo:

Quais os benefícios do pão australiano?

Pão Australiano
Pão Australiano – Benefícios, receitas e mais!

O pão australiano é integral, somente quando ele for feito de produtos orgânicos, como o mel e o açúcar, além da farinha de trigo integral. O pão australiano convencional, é feito normalmente de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. Ele é benéfico para a nossa saúde, porque é rico em vitaminas, minerais e tem bastante fibras da casca dos grãos de trigo, que ajuda no funcionamento do nosso intestino.



Como fazer pão australiano passo a passo

Fazer um pão australiano artesanal, na cozinha de sua casa, nunca foi tão fácil e tão rápido. A seguir vamos lhe ensinar uma receita que você vai fazer num piscar de olhos:

  1. O primeiro passo para se fazer um bom pão australiano, é preparar um pré-fermento, que consiste em colocar no bol da batedeira: 70 gramas de farinha de trigo, 30 gramas de farinha de trigo integral, 3 gramas de fermento biológico seco e 100 gramas de água fria. Misture com uma espátula, cubra e deixe descansar por 1 hora.
  2. Depois que descansou 1 hora, adicione 140 gramas de farinha de trigo, 60 gramas de farinha de trigo integral, 12 gramas de cacau em pó, 24 gramas de açúcar e 6 gramas de sal. Misture os ingredientes com uma espátula e adicione 100 gramas de leite gelado. Misture novamente, agora com a batedeira, numa velocidade baixa, por uns 10 minutos.
  3. A massa está no ponto, quando ela fica grudada no gancho da batedeira. Se ela não chegou a este ponto, vá adicionando leite aos poucos, de 10 em 10 gramas e continue mexendo. Com a massa no ponto, comece então a sovar a massa na própria batedeira por 5 a 10 minutos, aumentando a velocidade do equipamento.
  4. Adicione agora 24 gramas de mel e 36 gramas de manteiga sem sal. Bata novamente, por mais 5 minutos, numa velocidade baixa. Sove a massa novamente, por uns 10 minutos, aumentando a velocidade da batedeira.
  5. Deixe a massa descansar por 1 hora. Corte em 03 partes e modele no formato de bola, deixando-as descansar por 10 minutos. Modele novamente, coloque-as em forma untada para não grudar e deixe descansar mais 30 minutos.
  6. Leve o pão australiano para assar num forno previamente aquecido por 180 graus, por uns 30 minutos.

Com o que este pão combina?





Você pode fazer um pão australiano de liquidificador ou um pão australiano de forma mais tradicional, numa batedeira planetária e comer com o que você desejar, pois ele combina com:

  • Manteiga aerada, que nada mais é do que uma manteiga batida em batedeira com água gelada.
  • Hamburgueres dos mais variados tipos e sabores.
  • Cremes e patês.
  • Carne assada.
  • Molho barbecue.
  • Cebolas fritas no shoyo.

E tudo mais que a sua imaginação permitir experimentar, pois no mundo da gastronomia nada é proibido e tudo é permitido e salutar.

Pão australiano artesanal

Hamburguer com pão australiano, fica bom?





O pão australiano é conhecido mundialmente pela sua cor escura, ser bem macio e levemente adocicado por mel e quando ele é assado, ele é polvilhado com farinha de milho. Por estas características tão marcantes, podemos afirmar que o pão australiano combina com o que o você quiser comer ou degustar.

Portanto, ele vai muito bem como base de pão, para qualquer tipo de hamburguer. Pode ser o hamburguer tradicional ou o hamburguer gourmet.

Qual a receita deste pão original?




O pão australiano de fermentação natural, tem basicamente na sua composição mel, farinha de centeio, farinha de trigo, açúcar mascavo, sal, cacau em pó, fermento biológico ou fermento natural, sal e amido de milho. Por conta de a farinha de centeio ser de difícil acesso, normalmente tem-se usado a farinha de trigo.

  • Coloque uma xicara de água morna numa tigela, 3 colheres de açúcar mascavo e meia xicara de mel e 2 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo, misture e reserve por uns 10 minutos para que o fermento possa agir.
  • Em outra tigela, coloque 1 xicara de farinha de trigo sem fermento, 1 xicara de farinha de trigo integral e 01 xicara de farinha de centeio, 3 colheres de sopa de cacau em pó e uma pitada de sal.
  • Misture os ingredientes a seco e junte os ingredientes misturados em separado e que estavam descansando por 10 minutos.
  • Misture bastante com as próprias mãos, depois sove esta massa por 10 minutos e deixe ela descansando por 30 minutos. Divide a massa em 2 partes e modele os pães conforme o seu gosto. Coloque os pães numa assadeira untada com farinha de trigo e deixe o pão australiano descansar por mais 30 minutos. Polvilhe o amido de milho.
  • Asse o pão num forno pré-aquecido a 200 graus, por 30 minutos.

Espero que este artigo o tenha ajudado a fazer uma receita incrível do pão australiano para você desfrutar com sua família, num almoço especial. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog:    http://paocaseiro.info/  e veja outros artigos.