Skip to content

A receita de Pão de Queijo Caseiro mais fácil do mundo!





Aprenda como fazer pão de queijo caseiro, e esqueça de vez o produto comprado pronto! O pão de queijo é uma receita tipicamente mineira, mas que agrada pessoas de todos os cantos do país.

No entanto, assim como diversos outros tipos de receitas, o pão de queijo acabou sendo amplamente industrializado e, com isso, acabou perdendo um pouco do sabor original, que só a receita de pão de queijo caseiro tem.

Mas se você assim como nós também adora pão de queijo, mas tem o hábito de comprar pronto pois não sabe como fazer, fique atento!

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo de como fazer o pão de queijo caseiro de forma simples, e com ingredientes fáceis de ser encontrados.




Confira!

Continue acompanhando e saiba mais!

Pão de Queijo Caseiro: ingredientes

pão de queijo caseiro de forma
A Receita de Pão de Queijo Caseiro mais fácil do mundo!

O primeiro passo para fazer o pão de queijo caseiro de forma fácil, é começar separando os ingredientes que serão usados na receita.




Para nossa receita, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de polvilho azedo;
  • Também 1/2 xícara de chá de polvilho doce para o pão de queijo caseiro;
  • 2 xícaras de queijo meia cura ralado (grosso);
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado (grosso);
  • 1 ovo;
  • 1 copo americano de leite;
  • 4 colheres de sopa de óleo;
  • Sal a gosto.

Pão de Queijo Caseiro: modo de fazer

Com os ingredientes já separados, é hora de começar a colocar a mão na massa. Confira o passo a passo pão de queijo caseiro:

O primeiro passo, é começar colocando em uma panela o leite e o óleo para ferver.




Enquanto os líquidos estão fervendo, você já pode começar a preparar os ingredientes secos, misturando em uma tigela os polvilhos azedo para fazer o pão de queijo caseiro e também doce, e o sal.

Depois de ferver a água, é hora de despejar o líquido para que dessa forma seja possível escaldar o polvilho. Depois disso, espere até que a massa fique com uma temperatura morna, para não desandar a receita.

Mexa os ingredientes com a mão com cuidado, para que todos eles possam ser incorporados. Logo após, você deve inserir um ovo e incorporá-lo a massa com as mãos.

Para dar um gostinho a mais na receita do pão de queijo caseiro, deixe o queijo por último, e misture bem até que toda massa esteja bem misturada.

O próximo passo é untar a mão. Coloque um pouco de óleo nas mãos, e pegue uma porção pequena de massa, e enrole em formato de uma bola pequena e vá colocando em uma assadeira antiaderente.

Truques para assar seu Pão de Queijo




Um truque para que o pão de queijo caseiro seja assado de maneira uniforme, é deixar um espaço entre eles na assadeira. Dessa forma, os pães de queijo não irão grudar quando forem ao forno.

Leve a assadeira ao forno 180 º, entre 30 ou 40 minutos. Outra dica, é ficar observando, caso você veja que os pães de queijo estão dourados, é hora de tirar.

Caso sobre alguma massa, não precisa desperdiçar! Você pode congelar e posteriormente tirar diretamente pão de queijo caseiro congelado do freezer para o forno.

Quais os melhores queijos para fazer?

Um dos principais truques para que a receita do seu pão de queijo caseiro com gostinho mineiro, é acertar na escolha do queijo, que será usado.

Na receita tradicional, como mencionamos no tópico ingredientes aqui do artigo, o queijo a ser usado é o meia cura, e o parmesão. Isso porque eles fornecem a textura ideal para a receita.

Mas o fato é que nem sempre é fácil encontrar estes tipos de queijos, em todo o lugar aqui no país e principalmente no exterior. Não encontrou esses tipos de queijo? Não tem problema!

Nesse caso, você pode substituir o queijo que será usado na receita, por um queijo Minas padrão. Usar apenas o queijo parmesão, só que em maior quantidade. Ou até mesmo, fazer o pão de queijo caseiro com mussarela.

O interessante é você procurar pelos recursos que você tem disponível em sua região, e não deixar de fazer a receita que é tão prática, apenas em razão da falta de ingredientes.

pão de queijo caseiro com 3 ingredientes

Como rechear um Pão de Queijo Caseiro?

Ainda mais saboroso que o pão de queijo caseiro, é colocar um recheio na receita, não é mesmo? Você pode decorar o recheio (como calabresa, outros tipos de queijo ou até doces) juntamente com a massa. Ou ainda fazer um recheio a parte, confira a dica a seguir:

Rechear o Pão de Queijo com Catupiry

Antes de começar a preparar sua receita de pão de queijo, você pode pegar uma porção de Catupiry, enrolar com a ajuda de uma colher para formar pequenas bolinhas e levar ao congelador. Assim que a massa estiver pronta, retire o Catupiry na hora de enrolar os pães de queijo.

Em seguida, afunde o dedo levemente para formar uma “canoa”, coloque a bolinha de Catupiry dentro da massa de pão de queijo, termine de enrolar e leve ao forno como recomendado.

Gostou da dica? Aproveite para acompanhar outras receitas e informações aqui em nosso blog.

Veja o vídeo: