Skip to content

Pão de Massa Mole – Melhor receita de massa fofinha!





Confira como fazer pão de massa mole em sua casa.

Está com vontade de comer uma receita de pão quentinho feito em casa, mas está sem tempo?

O pão caseiro de massa mole, é o tipo de receita de pão ideal e prática, que vale muito a pena fazer. Afinal, na correria do dia a dia, nem sempre é fácil conseguir encontrar tempo para fazer a receita de pão mais tradicional. Daqueles que você precisa sovar a massa e deixar ela crescer por um longo período.

Mas é importante ressaltar que a apesar de bastante simples, para que sua massa ” não desande” e o pão tenha uma textura macia, é preciso ficar atento a algumas técnicas importantes.




No artigo de hoje, nós vamos te ensinar o passo a passo de uma receita fácil de pão, que não precisa sovar. Além disso vamos dar dicas e sugestões de como fazer com que o pão de massa mole fique ainda mais saboroso. Confira!

Aproveite nossas dicas e torne seu dia a dia mais saboroso com esta receita.

Ingredientes do pão de massa mole

Pão de Massa Mole
Pão de Massa Mole – Melhor receita de massa fofinha!

Para fazer a receita de pão de massa mole, você irá precisar separar os seguintes ingredientes:



  • 360 ml de leite;
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 2 ovos;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo (sem fermento);
  • 2 Colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 10 gramas de fermento biológico seco.

Modo de fazer pão de massa mole

Com os ingredientes já separados, é hora de começar a colocar a receita em prática.




Comece adicionando o leite e a margarina em uma panela, e deixe até derreter a margarina. Depois disso, deixe essa preparação esfriar, pois ela deverá ser usada posteriormente na receita.

O próximo passo é adicionar a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento biológico em um recipiente. Mexa bem com uma espátula de silicone, em seguida faça um pequeno buraco no centro.

Agora você deve pegar os ovos, quebrar em outro recipiente é mexê-los. Em seguida coloque os ovos dentro da cova que você fez no recipiente com a farinha e outros ingredientes.

Coloque também o leite com a margarina nesta receita. E misture tudo, até que todos os ingredientes sejam incorporados.

Nesta etapa, você vai ver que massa fica mole, parecendo uma massa de bolo. Fique tranquilo, pois este é o aspecto correto desse tipo de pão.

Depois disso, é só colocar um pano de prato sobre o recipiente e deixe de descer por cerca de 30 minutos.

Quanto tempo ele leva pra assar?




Com a massa do seu pronto e já descansada é hora de finalizar o preparo.

Para isto, você deve untar com uma forma em formato inglês. Despeje a massa na assadeira e pré-aqueça o forno por cerca de 10 minutos a 180 graus.

Em seguida, você deve levar o pão de massa mole na assadeira ao forno, também em 180 graus, e deixe assar por 45 a 50 minutos. E pronto!

Pão de assadeira massa mole

Posso rechear este tipo de pão?

Por se tratar de um pão mole ele dificilmente terá estrutura suficiente para modelar e incluir o recheio, como acontece com os pães tradicionais.

No entanto, caso você queira dar um ” gostinho” a mais na sua receita, e fazer um pão de massa mole recheado uma boa alternativa é incluir os ingredientes do recheio diretamente na massa.

Por exemplo, picar previamente 1 linguiça calabresa e colocar durante a etapa final de mistura da massa. Você também pode colocar outros ingredientes, como queijo, e outros embutidos.

Quais as vantagens de fazer este pão em casa?

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, o pão de massa mole é pão de massa mole rápido e fácil, e oferece diversas vantagens para quem o produz:

Pouco tempo de preparo:

Uma dessas vantagens é a rapidez. Isso porque, quando comparado a outras técnicas, o de massa mole é feito muito mais rápido;

Praticidade:

Outra vantagem, é que este tipo de pão é bastante prático. E pode servir como base para lanches e outras receitas do dia a dia;

Custo:

Por se tratar de um pão que utiliza relativamente poucos ingredientes, o custo para fazê-lo costuma ser baixo. Na maioria das vezes, já temos boa parte dos ingredientes em casa e não é preciso se preocupar em comprar.

Sabor:

O pão tem um sabor único e delicioso. Acompanhado de outros recursos como pastas, patês ou até mesmo de uma boa manteiga, essa a receita perfeita para o fim de tarde;

Vendas:

Se você está a procura de um produto para vender que seja prático, é tenha um bom valor de revenda o pão de massa mole pode ser uma boa alternativa.

Com tantas vantagens, vale a pena a aproveitar nossas dicas e fazer sua receita de pão de massa mole ainda hoje.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, ou receber outras dicas relevantes sobre panificação caseira, continue acompanhando os artigos que preparamos aqui em nosso blog → Pão Caseiro