Skip to content

As Melhores Receitas de Pão Caseiro encontre aqui!





Você encontra muitas receitas de pão caseiro na literatura gastronômica, com pequenas diferenças entre elas. Umas usam fermento biológico, outras usam o fermento comum para bolo. Umas fazem tudo no liquidificador, sem precisar sovar a massa ou colocar para descansar. Enfim, temos vários tipos de receitas de pão caseiro, que com certeza, uma vai combinar com você.

O pão, como um alimento, existe há mais 6 mil anos, pois segundo os historiadores, ele surgiu com o plantio do trigo, na antiga Mesopotâmia, hoje Kuwait e Iraque. É um alimento secular, que vem atravessando gerações e alimentando famílias no mundo todo, afinal é o pão nosso de cada dia!

Já a técnica da fermentação surgiu por volta de 4000 anos antes de Cristo, dando ao pão uma aparência igual que temos hoje. O pão era tão importante nessas civilizações, que foi usado como moeda e era uma das formas pagamento. O pão era feito exclusivamente pelas famílias de forma caseira e rudimentar. Somente na Idade Média, surge a figura do padeiro.

Portanto, perceba que ao longo das civilizações, o pão foi sofrendo a interferência de novas culturas e novos conhecimentos no seu modo de fazer. Pensando nesta evolução, escrevemos este artigo, com dicas de várias receitas de pão para você se deliciar.




Leia nossas dicas a seguir e você escolherá a sua receita favorita, entre as mais variadas receitas de pão caseiro:

  • Receitas de Pão Caseiro com recheio doce
  • Receitas de Pão Caseiro com recheio salgado
  • Receita de pães caseiros integrais
  • Melhor receita de pão que não precisa de sova
  • Melhor massa de pão para salgados
  • Receita de pão caseiro macio
  • Pão caseiro simples: receita rápida e fácil!
  • Quais os ingredientes que não podem faltar?
  • Fermentação Natural receitas e dicas

Receitas de Pão Caseiro com recheio doce

As Melhores Receitas de Pão Caseiro encontre aqui!
As Melhores Receitas de Pão Caseiro encontre aqui!

Temos uma infinidade de receitas de pão caseiro simples, fofinhos, com e sem recheio, pão caseiro de leite e pão recheado com doce de leite ou com goiabada. O segredo de uma boa massa de pão caseiro, está na escolha dos ingredientes, seguir a receita com relação as quantidades definidas, sova e o tempo de fermentação da massa.




A seguir, listaremos uma receita de pão caseiro, recheado com goiabada ou com doce de leite:

  • Massa do pão: Numa tigela, coloque 200ml de água morna, 200ml de óleo, 01 pitada de sal, 3 colheres de sopa de açúcar, 01 sachê de fermento biológico seco e 01 ovo. Misture bem e adicione 500 gramas de farinha de trigo. Vai formar uma massa que desgruda completamente da tigela e da sua mão. Deixe descansando por 40 minutos.
  • Colocando o recheio na massa: Depois da massa descansada, modele o pão na forma que deseja e coloque o recheio de sua preferência dentro do pão. Ponha numa forma untada e pincele com uma gema de ovo, para dar um aspecto brilhoso, depois de pronto.
  • Asse por 40 minutos, num forno pré-aquecido por uns 15 minutos, numa temperatura de 200 graus.

Receitas de Pão Caseiro com recheio salgado

Fazer receitas de pão caseiro de liquidificador, com recheio salgado, é muito fácil e prático, para quem tem a vida do dia a dia corrida e nem sempre tem tempo para fazer um pão de forma mais tradicional.




A seguir, listaremos uma receita de pão caseiro para ser assado numa assadeira, com recheio de frango desfiado ou outro recheio de sua preferência:

  • Massa de pão feita no liquidificador: Junte 300ml de água, 2 ovos, 3 colheres de sopa de açúcar, uma pitada de sal, ½ xícara de óleo. Bata por 3 minutos e depois acrescente 4 xícaras de farinha de trigo sem fermento e por fim adicione 10 gramas de fermento biológico seco. Misture bastante e deixe descansar por 40 minutos.
  • Despeje uma parte da massa numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo. Coloque o recheio e cubra com o resto da massa. Deixe descansar por mais 15 minutos.
  • Asse em forno pré-aquecido, por 40 minutos a uma temperatura de 200 graus.

Receita de pães caseiros integrais

Existe uma variedade muito grande de receitas de pão caseiro de farinha branca, bem como de farinhas integrais.

O pão caseiro de farinha integral não é menos calórico que um pão de farinha convencional, porém ele é mais saudável, pois não tem nenhum aditivo químico ou conservantes e por isso, é mais saudável, principalmente com a quantidade de fibras, que nos ajuda com uma melhor digestão.

A seguir, passaremos uma receita bem fácil de fazer, para que você nunca mais compre pão. A medida da xicara é a de chá e a colher é a de sopa:

  • Ingredientes: 02 tabletes de fermento biológico fresco, 01 xícara de água morna, 02 xícaras de farinha de trigo integral, 04 colheres de azeite, 01 pitada de sal, 02 colheres de açúcar mascavo.
  • Em uma tigela coloque o fermento, a água e 01 xicara de farinha. Misture e deixe descansar por 1 hora. Acrescente o resto dos ingredientes, misture bem e deixe descansar por mais 1 hora. Depois modele numa forma untada e polvilhada e deixe descansar por mais 30 minutos.
  • Asse em forno pré-aquecido, por 40 minutos, a uma temperatura de 200 graus.

Este pão pode ser incrementado com nozes, frutas secas, gergelim e outras especiarias. Não exagere, para que ele não fique muito calórico.

Melhor receita de pão que não precisa de sova

Você já imaginou, ter a melhor receita de pão caseiro do mundo e ainda não precisar sovar? Pois existe sim! Você pode fazer um pão caseiro, sem ter que fazer qualquer esforço físico, a não ser, ligar seu liquidificador.



Veja que receita bem legal:

  • Ingredientes: 01 ovo, 24 gramas de açúcar, 120ml de óleo, 1 pitada de sal, 250 ml de leite, 10 gramas de fermento biológico seco e 350 gramas de farinha de trigo. Junte tudo num liquidificador e bata por uns 3 minutos. Se massa ficar muito pesada para o liquidificador, misture em uma tigela.
  • Coloque sua massa numa forma untada e deixe descansando por 30 minutos. Depois asse em forno pré-aquecido, por 40 minutos a uma temperatura de 200 graus

Melhor massa de pão para salgados

Todas as receitas de massa de pão, podem ser usadas em qualquer tipo de recheio. Podem ser receitas de pão caseiro fofinhos no formato de pão francês, em fatias ou pães assado em assadeiras.

A base da massa será sempre ovos, farinha de trigo, água ou leite, sal, óleo e fermento.

Estes ingredientes podem também ser usados para fazer pães com recheios doces, como frutas secas, goiabada ou doce de leite.

Receita de pão caseiro macio

Qualquer receita de pão caseiro artesanal, pode ficar fofíssimo e saboroso, desde que você cumpra os períodos de descanso previsto e sove bem a massa. A seguir, uma receita base para fazer seu pão artesanal macio e fofíssimo:

  • Ingredientes: 1kg de farinha de trigo, 5 colheres de sopa de açúcar, 01 pitada de sal, 20g de fermento biológico, 2 ovos, 1 colher de sopa de manteiga, 500ml de leite morno.
  • Misture a farinha o sal e o açúcar e depois acrescente o fermento. Adicione o ovo, a manteiga e misture novamente. Por último, vá acrescentando o leite e continue misturando até ela soltar completamente da bacia. Sove por 15 minutos e deixe-a descansando por 20 minutos.
  • Sove a massa novamente por mais 10 minutos e depois modele os pães no formato desejado e coloque-os em uma forma untada e deixe-os descansar por mais 30 minutos.
  • Asse-os em forno pré-aquecido, por 40 minutos, numa temperatura de 200 graus.

Pão caseiro simples: receita rápida e fácil!

Fazer uma receita de pão caseiro amanteigado é muito simples e rápido. Veja a seguir uma receita muito prática:

  • Ingredientes: 700 gramas de farinha de trigo, 320 ml de leite, 20gramas de fermento biológico seco, 03 gemas, 04 colheres de açúcar, 04 colheres de leite em pó, 01 pitada de sal e 04 colheres bem cheias de manteiga.
  • Misturar tudo numa tigela e depois acrescenta 700gramas de farinha aos poucos. A massa deve ficar lisa e não grudar. Deixa descansar por 10 minutos e depois sova por uns 8 minutos.

A seguir deixa descansar por 1 hora. Depois abra a massa com um rolo e dê a forma que você desejar. Asse numa temperatura de 200 graus, por 35 minutos.

Receitas de pão caseiro simples

Quais os ingredientes que não podem faltar?

Os principais ingredientes para se fazer receitas de pão caseiro, devem ser escolhidos pela sua qualidade e valor nutricional.

Deve-se buscar por produtos naturais e frescos. Evitar usar produtos químicos ou artificiais, como conservantes, coloríficos e melhoradores de farinhas.

Portanto, partindo deste princípio, os principais ingredientes que não podem faltar nas receitas de pão caseiro, são: Água, fermento, farinha de trigo branca, farinha de trigo integral ou outra de sua preferência, sal, ovo, óleo ou manteiga.

Com esta base, você faz qualquer tipo de pão caseiro. O que pode ser variado, é o recheio, tempo de fermentação e a quantidade.

Saiba Mais:

Pão Low Carb

Conheça o Melhor Pão Low Carb da década!

Piadina

Piadina – O Pão mais famoso que você não conhece!

Fermentação Natural receitas e dicas

Para fazermos as nossas receitas de pão caseiro, usamos fermento químico, bicarbonato de sódio e o fermento biológico seco e o fresco, que são comprados nas padarias e supermercados de nosso bairro.

Porém, existe também, o fermento natural, também conhecido como massa azeda ou levain, em francês.

Um pão caseiro, feito com essa fermentação natural, leva mais tempo para ser feito, uma média 18 horas. Talvez, por isso, se opte pelos outros tipos de fermento. O fermento natural, é obtido através dos micro-organismos presentes na farinha e na água.

Você pode usar alguns recursos naturais para potencializar a fermentação, como o iogurte natural, a maçã, abacaxi e o mel.

Porém, um pão caseiro, feito através da fermentação natural, possui um aspecto rústico, bonito, tem uma casca crocante, um sabor levemente azedo e um cheiro incomparável a qualquer outro tipo de pão. A seguir, listaremos uma receita de fermento natural, para que você possa fazer em sua casa:

  • Fermento natural de farinha e água: Colocar em uma tigela de vidro, 1 xícara de chá farinha de trigo sarraceno ou farinha de arroz e uma xícara de chá de água. Misturar bem. Limpe as bordas da tigela para não formar bolor.
  • Cobrir com um pano e deixar descansando num lugar escuro. Nos próximos 4 dias seguintes, acrescentar 1/3 de xícara de farinha e 1/4 de xícara de água. Um dia de cada vez. Não esqueça de limpar as bordas da tigela.
  • No quarto ou no quinto dia, seu fermento deve estar cheio de bolhas, fazendo barulho de gases e com um cheiro de azedo agradável.
  • Neste ponto, ele deve ser guardado na geladeira. Para usá-lo, deve tirar antes e aguardar que chegue na temperatura ambiente. De preferência tire um dia antes.
  • Depois que você guarda seu fermento natural na geladeira, você pode alimentá-lo uma vez por semana, acrescentando 1/3 de xícara de farinha e 1/4 de xícara de água. Você pode usá-lo por até meses e até por anos.

Espero que este artigo o tenha ajudado a fazer deliciosas receitas de pão caseiro. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog: Pão Caseiro e veja outros artigos.